Facebook Canais de SEO no Telegram: monetização, tráfego, renda

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Canais de SEO no Telegram: monetização, tráfego, renda

Hoje, falarei sobre como monetizar seus canais do Telegram, a quantidade de tráfego, quais nichos são adequados e quais não são.

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Por que entrei nos canais de SEO no Telegram

Meus primeiros canais de SEO (canais com tráfego de busca na lista dos 10 melhores) apareceram em 2018. Naquela época, eu não sabia que eles estavam recebendo tráfego orgânico de pesquisa e não de publicidade ou diretórios.



Com o crescimento de minhas ambições pessoais, comecei a criar novos canais temáticos, fazendo sua promoção clássica: design, conteúdo regular e compra de publicidade. Eu os monetizei com base na tendência geral: a venda de publicidade. Quanto mais projetos eu criava, mais surgia a pergunta: "Como posso reduzir o tempo que gasto em meus canais sem reduzir minha renda?"



A resposta óbvia era contratar pessoal de conteúdo, gerentes e automatizar as publicações. Mas essa opção já parecia bastante arriscada naquela época. À medida que o número de pessoas que desejavam ganhar dinheiro com os canais do Telegram crescia, a concorrência também aumentava e as chances de "entrar no tema" diminuíam, o que significava perder orçamentos e tempo.



Meu objetivo era minimizar os riscos e os custos e obter lucro. Comecei a pensar no que eu poderia conseguir com o esquema padrão:

"busca de tópicos populares - novo canal - conteúdo regular - compra constante de publicidade - aumento de assinantes e tráfego - monetização do canal - lucro".



Fiquei pensando por um longo tempo, mas não cheguei a nada. Todas as opções para excluir algo eram claramente falhas:

l Tópico impopular - difícil ou impossível de promover, obter um assinante a um preço razoável, pagar o projeto;

l Postagem irregular - os assinantes se dispersam, o tráfego diminui, o projeto traz prejuízos;

l Você não divulga o canal - ele fica estagnado, as receitas caem.

Em um determinado momento, parei de fazer canais e entrei no campo dos serviços de promoção.



O ponto de inflexão ocorreu quando um cliente perguntou por que seu canal com assinantes reais não estava visível em uma busca por "apostas esportivas". Tive que me dedicar a aprender como funciona a busca global do Telegram, o que levou à criação dos meus próprios canais de SEO.



O que são canais de SEO e por que valeu a pena seguir nessa direção

Vamos considerar o canal tradicional. Primeiro, você pensa no conceito, procura um nicho, decide para onde levar o conteúdo e estima o orçamento para a promoção. Tudo isso exige muito tempo e esforço. É bom se você tiver feito tudo certo, se tiver dinheiro suficiente para a promoção constante ou se, de repente, seu projeto se tornar viral e você começar a receber um fluxo constante de novos assinantes. Sim, conhecemos muitos desses exemplos de sucesso, mas ninguém conta quantos canais "mortos" ou esgotados existem.



Agora vamos dar uma olhada no canal de SEO. Encontre rapidamente consultas de pesquisa populares, por exemplo, por meio do Google Trends, e crie um canal separado para cada uma dessas consultas. Publicamos imediatamente uma postagem com uma oferta e, durante uma ou duas semanas, monitoramos o tráfego. Se o tivermos, ficaremos felizes e ganharemos. Se não houver resposta, tentamos outra solicitação até encontrarmos uma que nos dê tráfego. Repita todas as etapas quantas vezes houver canais.



As vantagens são óbvias, mas, como em qualquer outro lugar, há desvantagens. Ainda não foi encontrada uma consulta de pesquisa de tráfego. Como isso vem sendo feito há vários anos por um número relativamente grande de administradores, a maioria dos nomes de usuário adequados está ocupada ou permanentemente banida. E nas consultas superpopulares (também chamadas de HF, high-frequency - alta frequência), a concorrência é acirrada. Recorrendo aos serviços de profissionais, os administradores estão literalmente destruindo os canais uns dos outros em grupos, apenas para conseguir algum tempo no topo e recuperar todos os custos da enorme renda proveniente do tráfego condicionalmente gratuito.



A saída pode ser encontrada se você pegar as consultas MF (média frequência) e LF (baixa frequência). Elas têm concorrência muito menor e, às vezes, não têm concorrência alguma. O outro lado é que o tráfego também é muito menor, embora haja exceções.

Outra opção é seguir as tendências e usar os nomes de usuário que estão ganhando popularidade antes dos outros. Depois de algum tempo, você terá uma boa chance de possuir uma rede de tamanho decente com um bom CFT. Um excelente exemplo dessa abordagem foi quando, depois que a conta do Twitter foi bloqueada, um administrador esperto criou um canal falso no Telegram a pedido de "Donald J. Trump", com o nome de usuário @trump, e várias centenas de milhares de pessoas se inscreveram nele sem nenhuma publicidade.



O Telegram tem mais de 700 milhões de usuários de todo o mundo que estão constantemente procurando por algo, tem um mecanismo de busca limitado de 10 posições, baixos custos para criar contas e canais, então o que o faz pensar que não pode usar isso e ganhar dinheiro?



Chats e bots na pesquisa global - o que há de errado com eles?

Já surgiu a pergunta: por que canais, em vez de grupos e não bots? Os canais têm vantagens significativas:

l Você pode alterar seu nome de usuário, ao contrário dos bots;

l Você não pode ver os assinantes e não pode controlá-los, ao contrário das salas de bate-papo;

l Se todas as outras coisas forem iguais, o Telegram classifica os canais mais alto nas pesquisas;

l As estatísticas disponíveis publicamente sobre o número de assinantes e visualizações permitem que você encontre nichos promissores e acompanhe os concorrentes.

No entanto, há certas tarefas para as quais as salas de bate-papo ou os bots classificados entre os 10 primeiros da pesquisa global seriam mais adequados. Talvez isso se torne um tópico para um artigo separado, especialmente se você apoiar este artigo com repostagens e curtidas.



Quais tarefas são adequadas para canais de SEO e como monetizá-las

A monetização de um canal de SEO pode ser feita de qualquer uma das formas conhecidas; não há esquemas "secretos". Darei alguns exemplos de minha própria experiência e alguns de experiências de outras redes.



Venda de espaço publicitário

O esquema é simples: quanto mais tráfego e de melhor qualidade, maior o custo da publicidade em sua rede. Ao estimar o custo do espaço publicitário, é aceito proceder a partir do assunto. E o preço é indicado por 1.000 visualizações. Portanto, se seu canal/rede for dedicado ao marketing e obtiver 10.000 visualizações por publicação, é possível vender um espaço publicitário por US$ 200.



Encontrar anunciantes por conta própria pode ser uma tarefa complicada. Portanto, se você se deparar com isso pela primeira vez, será mais fácil contratar um gerente de publicidade experiente ou colocar um anúncio de vagas em bolsas populares de publicidade e freelancer.



Arbitragem de tráfego

O tráfego gratuito pode ser vendido para redes de publicidade (só faz sentido para grandes redes de canais com grandes quantidades de tráfego) ou você pode despejá-lo onde quiser - o lucro será em qualquer caso. Nesse caso, a maior parte do tráfego por área geográfica corresponderá ao idioma da consulta de pesquisa.



Entretanto, a arbitragem não é nada fácil, e aqui estão os fatores a serem considerados:

l estabilidade dos volumes de tráfego provenientes da grade do seu canal;

l a qualidade dos criativos que afetam diretamente as taxas de conversão;

l um sistema de distribuição de tráfego configurado corretamente;

l Seleção das ofertas mais caras e de maior conversão para a região geográfica de seu tráfego;

l Confiabilidade dos parceiros (pagamentos altos e estáveis), para os quais você vende tráfego ou para cujas ofertas você o direciona.



Programas de afiliados

As opções de programas de afiliados são inúmeras. Abaixo estão exemplos de ofertas e criativos que eu coloquei.



Recomendo que você escolha produtos afiliados universais e comprovados (por exemplo, criptografia) ou que selecione sua própria oferta para cada grupo temático de canais.



1. Programa de afiliados do Wikium. Um projeto educacional bem conhecido para treinamento de memória. Recomendo trabalhar diretamente, pois tem a comissão mais alta.



Nem todo o tráfego pode ser rastreado por meio do TDS, portanto, as estatísticas do WikiLeaks mostrarão melhor o número de cliques e sua conversão em registros e leads.



2. Programa de indicação do Freebitcoin bitcoin crane. Geo - o mundo inteiro. Como as indicações são vinculadas indefinidamente, geram renda em BTC, a postagem na grade está sempre suspensa e o tráfego chega constantemente.



É muito difícil entrar no Freebitcoin. Não só é uma torneira de criptomoedas, mas quase todo mundo sabe disso e está registrado lá ou simplesmente não está interessado em tais projetos.



Vendas de bens e serviços

Na busca, você pode encontrar canais com anúncios de equipamentos de informática, smartphones e gadgets. O esquema padrão é direcionar o tráfego da rede de canais para o canal principal, onde as vendas são fechadas.



Se você tiver seus próprios produtos físicos (ou, melhor ainda, digitais), essa é uma ótima opção: os canais otimizados para pesquisa gerarão constantemente novos clientes. Você só precisará organizar as vendas e o serviço pós-venda. Além disso, você pode aumentar os números de tráfego em seu website, especialmente se o tópico do recurso for universal e não for clickbait.



Doações e paywalls (assinaturas pagas)

Um tipo de monetização difícil e difícil de prever, as doações serão feitas para personalidades famosas ou para informações muito úteis. É a mesma situação com o pavimento.



É aconselhável usar o esquema "feeds + canal principal". Dessa forma, você pode aquecer o tráfego frio e aumentar a fidelidade dos assinantes, entre os quais certamente encontrará aqueles dispostos a apoiar seu projeto financeiramente.



Por exemplo, você pode criar uma rede de canais para fãs de celebridades, com eles direcionando o tráfego para o canal principal com fotos exclusivas e raras dessas celebridades. Em seguida, solicite doações para o desenvolvimento do projeto ou venda uma assinatura paga para um canal privado com um arquivo completo de fotos e reabastecimentos regulares.



Venda de nomes de usuário e canais

Devido ao recente lançamento do grande site de leilões Fragment, o comércio de nomes de usuário no Telegram sofreu um golpe. E onde há alta atividade e muitas relações públicas abrangentes, sempre há uma oportunidade de ganhar dinheiro. Mas e se você não tiver nomes de usuário como @casino e simplesmente não tiver dinheiro suficiente para comprar 4 letras como @news e revendê-las mais tarde?



É aqui que o conhecimento de como funciona a busca global no Telegram é útil. Uma compreensão completa de todo o processo permitirá que você encontre, pegue, promova e, posteriormente, venda um nome de usuário que ajudará a colocar o canal na busca com o mínimo de esforço e o elevará à posição mais alta possível.



No caso desse nome de usuário, é possível criar um valor adicional com um canal pronto - você pode primeiro colocar o nome de usuário no Fragment e depois transferir o canal para o comprador, ou pode vender o canal junto com o nome de usuário para que o novo proprietário possa converter o nome de usuário em um canal de coleção por conta própria.



Até o momento, conheço apenas um exemplo de como os canais se comportam na pesquisa se um nome de quatro letras estiver vinculado a eles, embora eu tenha verificado cerca de cem leilões concluídos.



O nome de usuário @qiwi foi comprado por várias dezenas de milhares de dólares e foi mencionado pelos principais canais do Telegram, mas a lista pública está apenas em 3º lugar em uma busca por "qiwi" e não está em nenhum lugar para "kiwi".



Aparentemente, eles ainda não sabem o que fazer com o canal.

A julgar pelo número de visualizações, o tráfego no canal é insignificante. Há riscos de reputação ao usar a marca de outra pessoa, e há riscos de perder completamente a ligação com o Telegram após uma reclamação do detentor dos direitos. Infelizmente... Por esse dinheiro, você poderia ter comprado uma rede de canais pronta, e teria sido seguro despejar dinheiro em seu projeto e ainda teria dinheiro sobrando.



Acontece que agora o Telegram NÃO dá nenhuma vantagem nos resultados de pesquisa para nomes de usuário colecionáveis de quatro letras. Canais verificados e regulares contornam facilmente o concorrente. Não se sabe se algo mudará no futuro.



Qual é o tráfego e a quantidade dele

O tráfego é geograficamente misto, já que VPNs e proxies são usados com frequência. Isso deve ser levado em conta quando o tráfego for para links externos. No messenger, o tráfego geográfico é influenciado por qual solicitação é processada por um determinado canal.



O Telegram leva em conta o número de telefone geográfico da conta que faz a solicitação e o compara com o número geográfico do criador do canal, alterando os resultados da pesquisa de acordo.



Para ser justo, para entender como funciona a busca no messenger, você precisa conhecer todos os fatores que a afetam ou não. Minha experiência mostra que há pelo menos 24 desses fatores.

Com o passar do tempo, quando as estatísticas se acumulam e há um entendimento de que o canal em sua massa vai, por exemplo, para o tráfego indiano, você pode fazer os criativos no idioma relevante.



Em nichos populares, devido ao canal de sucesso entre os três primeiros, o tráfego da pesquisa pode facilmente atingir o nível de vários milhares de visualizações por dia.

Os volumes de tráfego são afetados por:

●a popularidade da consulta de pesquisa;

●localização nos resultados da pesquisa;

●avatar, nome do canal e trecho de uma publicação no canal, ou seja, tudo o que atrai diretamente o usuário e o ajuda a tomar a decisão de escolher seu canal nos resultados da pesquisa.

Muito semelhante à promoção de sites nos mecanismos de pesquisa, mas muito mais fácil.



Como está o dinheiro por aqui?

O dinheiro adora o silêncio! Há muita concorrência na pesquisa global (especialmente nos nichos populares de finanças, esportes, criptografia), muitas vezes injusta.



Se o seu canal "estiver" em posições altas no mecanismo de busca, recomendo que você não alardeie a renda e as estatísticas. Haverá quem queira colocar seu canal em seu lugar e obter o que você obteve.
 

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